Nesta terça-feira, 26, o Governo do Estado de São Paulo realizou o lançamento do Projeto Bairro Paulista, uma iniciativa do programa Casa Paulista, no Palácio dos Bandeirantes. O projeto busca acelerar a transformação das cidades paulistas em espaços mais sustentáveis, resilientes e inteligentes.
O evento contou com a presença do Governador Tarcísio de Freitas, do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, além de deputados, prefeitos, vereadores e convidados de diversas cidades do estado. Representando a Prefeitura de Bragança Paulista, esteve o secretário municipal de Habitação, André Monteiro.
A medida visa promover melhorias urbanas com foco na preservação do meio ambiente, incentivando a mobilidade ativa e o desenvolvimento de municípios mais preparados para lidar com as mudanças climáticas.
Por meio da modalidade Bairro Paulista – Cidades Sustentáveis, o governo estadual irá fomentar intervenções utilizando tipologias urbanas modulares, que incluem a implantação de Infraestruturas Verdes, Bioengenharia e Soluções Baseadas na Natureza. Estas soluções priorizam melhorias como drenagem eficiente, redução da impermeabilização do solo, incentivo à mobilidade ativa e aumento da segurança viária, trazendo benefícios diretos para a população.
“Estamos pensando na resiliência das cidades, para que estejam preparados tanto para momentos de estimativa quanto para chuvas intensas. Hoje, estamos oferecendo às soluções prefeituras e equipes técnicas para que desenvolvam projetos e busquem recursos. A ideia do Estado de São Paulo é ser parceiro — tanto no financiamento quanto na busca por soluções”, destacou o governador.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) também anunciou que será publicado um Caderno de Tipologias Urbanas Modulares, destinado a orientar as prefeituras na elaboração de projetos e na formalização de convênios. Além disso, o material poderá ser usado para intervenções realizadas com recursos próprios dos municípios. Por ser modular, o caderno permitirá atualizações constantes e a integração de novas tipologias.
Das 25 modalidades previstas no projeto, 12 já estão em desenvolvimento. As iniciativas também são interessantes para o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).