Siga nossas redes sociais →

00:00
album-art

00:00

Governo de São Paulo lança medidas para melhorias urbanas com foco na preservação ambiental

Publicidade

GOVERNO DE SP

Governo de São Paulo lança medidas para melhorias urbanas com foco na preservação ambiental

Nesta terça-feira, 26, o Governo do Estado de São Paulo realizou o lançamento do Projeto Bairro Paulista, uma iniciativa do programa Casa Paulista, no Palácio dos Bandeirantes. O projeto busca acelerar a transformação das cidades paulistas em espaços mais sustentáveis, resilientes e inteligentes.

O evento contou com a presença do Governador Tarcísio de Freitas, do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, além de deputados, prefeitos, vereadores e convidados de diversas cidades do estado. Representando a Prefeitura de Bragança Paulista, esteve o secretário municipal de Habitação, André Monteiro.

A medida visa promover melhorias urbanas com foco na preservação do meio ambiente, incentivando a mobilidade ativa e o desenvolvimento de municípios mais preparados para lidar com as mudanças climáticas.

Por meio da modalidade Bairro Paulista – Cidades Sustentáveis, o governo estadual irá fomentar intervenções utilizando tipologias urbanas modulares, que incluem a implantação de Infraestruturas Verdes, Bioengenharia e Soluções Baseadas na Natureza. Estas soluções priorizam melhorias como drenagem eficiente, redução da impermeabilização do solo, incentivo à mobilidade ativa e aumento da segurança viária, trazendo benefícios diretos para a população.

“Estamos pensando na resiliência das cidades, para que estejam preparados tanto para momentos de estimativa quanto para chuvas intensas. Hoje, estamos oferecendo às soluções prefeituras e equipes técnicas para que desenvolvam projetos e busquem recursos. A ideia do Estado de São Paulo é ser parceiro — tanto no financiamento quanto na busca por soluções”, destacou o governador.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) também anunciou que será publicado um Caderno de Tipologias Urbanas Modulares, destinado a orientar as prefeituras na elaboração de projetos e na formalização de convênios. Além disso, o material poderá ser usado para intervenções realizadas com recursos próprios dos municípios. Por ser modular, o caderno permitirá atualizações constantes e a integração de novas tipologias.

Das 25 modalidades previstas no projeto, 12 já estão em desenvolvimento. As iniciativas também são interessantes para o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Publicado por

Diego Perez

Compartilhe esta notícia

Notícias relacionadas

Publicidade

Outras notícias