Nesta manhã de segunda-feira (20), equipes de saúde do Hospital Universitário de Bragança Paulista e do Lar São Francisco partiram para o Rio Grande do Sul em um voo da Força Aérea Brasileira, com objetivo de prestar assistência a pessoas desabrigadas e desalojadas.
Em Porto Alegre, as equipes atuarão em abrigos como Moinhos de Vento, Grêmio Náutico e PUC. O grupo de profissionais que estão envolvidos são médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas e outros profissionais. Eles se reuniram na capela do hospital, onde receberam uma mensagem do Frei Tadeu Oliveira, após o encontro a comitiva se dirigiu para a Base Aérea da FAB em Guarulhos, e embarcaram em uma aeronave KC-390 com destino à Base Aérea de Canoas-RS, localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre.
A Mantenedora do Hospital Universitário de Bragança Paulista (Lar São Francisco) está respondendo a um pedido da Arquidiocese de Porto Alegre-RS e da Vice-Presidência da República para manter profissionais de saúde permanentemente no local. Este é o primeiro grupo enviado, e eles estão indo para avaliar a demanda. Se necessário, o Lar São Francisco irá montar um hospital de campanha.