Siga nossas redes sociais →

Inclusão: Prefeitura contratará professores especializados para atendimento de alunos com deficiência e autismo

Publicidade

Inclusão: Prefeitura contratará professores especializados para atendimento de alunos com deficiência e autismo

A fim de garantir o direito à educação de qualidade para todos, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, contratará através da Organização da Sociedade Civil (OSC), professores especializados para o atendimento de alunos com deficiência e transtorno do espectro autista (TEA) matriculados na Rede Municipal de Ensino.

Para isso, foi realizado na última segunda-feira (09/01) o Chamamento Público 027/2022. Na ocasião, duas empresas participaram do certame, sendo elas: IAPE Instituto de Apoio à Pessoa com Deficiência e a Inclusão Social e PROMOVE Ação Sócio Cultural. As propostas apresentadas serão analisadas pela Secretaria Municipal de Educação.

O objetivo da Prefeitura é promover o atendimento da demanda existente no município, para crianças e adolescentes matriculados na Rede Municipal de Ensino com deficiência física, deficiência intelectual, transtorno do espectro autista (TEA) e múltiplas deficiências, que interferem na autonomia e que necessitam de apoio individual ou em pequenos agrupamentos.

O profissional de apoio escolar deverá estabelecer articulação com os professores regentes de sala e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), de forma a promover a participação dos alunos com deficiência ou TEA nas atividades propostas para a classe, atuar como facilitador nas questões sociais e de comportamento, operacionalizar as adequações curriculares propostas pelos professores regentes.

O Atendimento Educacional Especializado (AEE), realizado no contraturno escolar, terá como função auxiliar, identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a ampla participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

“A Administração Municipal avança no atendimento aos alunos com deficiência que estudam na Rede Municipal de Ensino. Desde 2017, a Administração tem feito um trabalho sério e relevante no atendimento dessas crianças, porém a demanda aumentou, e hoje nós temos cerca de 400 alunos com deficiência na rede. Uma parcela significativa desses alunos necessita de acompanhamento de profissional de apoio e já recebem esse atendimento educacional especializado, mas com a chegada de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) poderemos aprimorar o atendimento dessa demanda”, explicou o Secretário Municipal de Educação, Prof. Adilson Moreira Condesso.

“É mais um passo para o avanço educacional no município. A intenção é atender com qualidade os alunos com deficiência, disponibilizando atendimento, serviços e estratégias necessárias para o desenvolvimento da aprendizagem’, destacou o Prefeito Prof. Amauri Sodré.

Publicado por

Vinicius Gustavo 102 FM

Vinicius Gustavo 102 FM

Compartilhe esta notícia

Notícias relacionadas

Publicidade

Outras notícias