Foram iniciadas na manhã desta segunda-feira (19/12), os serviços para a recuperação do muro de arrimo com instalação de gabião do Ribeirão Lavapés e também da calçada da Avenida dos Imigrantes, no Lavapés (na altura do nº 4.611). No dia 6 de dezembro último, houve uma parcial ruptura do muro de arrimo, com afundamento da via.
A empresa responsável pela obra é a Rual Construções e Comércio Ltda., contratada pela Prefeitura por meio de Processo de Dispensa de Licitação, em razão da situação de emergência, conforme Decreto 4.080/2022.
As chuvas intensas e duradouras ocasionaram avarias na Av. dos Imigrantes, altura do nº 4.611, onde houve um solapamento na base da calçada, causado pela movimentação do muro de arrimo com consequente perda de verticalidade, representando perda de estabilidade do elemento de contenção, atingindo o passeio e se estendendo até parte do pavimento.
Considerando que Avenida dos Imigrantes tem trânsito de veículos intenso e, por essa razão, havia a necessidade de urgência no restabelecimento do local, a Prefeitura decretou “Situação de Emergência” no local. A área foi totalmente interditada no dia 12 de dezembro.
Segundo o Secretário Municipal de Obras, Benedito de Carvalho Júnior, a obra tem prazo contratual de 90 dias. “Agimos o mais rápido possível e dentro da legalidade para contratarmos uma empresa que faça o serviço emergencial no local. A obra tem o prazo de contratual de 90 dias, mas, se tudo correr bem, há a expectativa que as obras sejam realizadas entre 45 e 60 dias”, afirmou.
O trecho em questão permanecerá interditado, visando a segurança. Com isso, o trânsito de veículos leves está sendo desviado para a Rua João Franco, visto que há obras na confluência da Avenida dos Imigrantes com a São Lourenço. Veículos pesados, como caminhões, tiveram o trânsito desviado para a Rua Peru, na rotatória do Rodoterminal, no Matadouro, tendo como alternativas de trajeto a Rua Doutor Freitas e as Avenidas Lindóia e Minas Gerais. Lembrando que nestes trechos, não há proibição de tráfego de caminhões.
A iniciativa da Administração Municipal visa solucionar o problema de forma ágil, colocando em primeiro lugar a segurança e a integridade física de todos os usuários da via.