Nesta quinta-feira (20), a partir das 17h51 marca o início do inverno, a estação mais fria do ano. apesar da mudança de estação, as temperaturas médias devem se manter acima do normal para o período em grande parte do sudeste.
No estado de São Paulo, a queda nas temperaturas só deve ser sentida a partir de julho, com a chegada de uma massa de ar polar.
INVERNO NO SUDESTE
Grande parte da região sudeste, principalmente São Paulo e Minas Gerais, deve passar os meses de julho e agosto sem chuvas. regiões como o leste do espírito santo e minas gerais receberão baixos volumes de chuva.
No litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, as chuvas devem ser menos frequentes, porém, com volumes mais altos.
As temperaturas ficam acima da média em São Paulo, triângulo mineiro e sul de minas gerais. um pouco acima da média no rio de janeiro, litoral do espírito santo e noroeste de minas gerais.
Nas demais áreas de Minas Gerais e Espírito Santo, a expectativa é de que as temperaturas sejam mais frias do que o normal, porém com tardes quentes
INVERNO MAIS QUENTE
O calor fora de época é devido à um bloqueio atmosférico que impede a chegada de frentes frias. esse fenômeno, chamado de veranico, é caracterizado por dias com temperaturas acima do normal para o período, baixa umidade e pouca chuva.
CUIDADOS COM A SAÚDE
Doenças respiratórias como gripe, asma, rinite, resfriado, bronquite, pneumonia e sinusite tendem a ficar mais comuns no inverno.
Os principais sintomas são: coriza, tosse seca ou com secreção, febre, mal-estar, espirros e dores no corpo.
É importante também ficar atento à covid-19, já que as condições climáticas do inverno facilitam o contágio.
DICAS PARA SE MANTER SAUDÁVEL:
– Beba bastante água.
– Hidrate a pele com cremes e loções.
– Mantenha os ambientes arejados.
– Tenha uma alimentação saudável e rica em frutas, legumes e verduras.
– Pratique atividades físicas regularmente.
– Evite aglomerações.
– Esteja em dia com o esquema vacinal contra a gripe e a covid-19.