Siga nossas redes sociais →

Lago do Orfeu: Trabalhos de recuperação da barragem estão sendo executados  

Publicidade

Lago do Orfeu: Trabalhos de recuperação da barragem estão sendo executados  

As obras de recuperação do barramento do Lago do Orfeu, no intuito de afastar o perigo iminente de rompimento em caso de fortes chuvas, retornaram e seguem a todo vapor.

Na última semana, os Secretários Municipais Benedito Carvalho Júnior (Obras) e Nádia Zacharczuk (Meio Ambiente), estiveram no local acompanhando os trabalhos da empresa Rual Construções e Comércio Ltda, que é a responsável pela execução da obra.

O projeto consiste na reconstrução da barragem e na implantação de extravasor para atendimento às exigências técnicas do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica). A obra faz parte do Plano Municipal de Combate a Enchentes.

No Memorial Descritivo foram colocadas as especificações técnicas para a execução da Bacia de Retenção e Amortecimento de Picos de Cheias do Lago do Orfeu. Vale ressaltar que, após vistorias realizadas em outubro e em dezembro de 2019, constatou-se que a estabilidade da barragem estava comprometida, tendo a necessidade da reconstrução da barragem de terra do local, para a segurança e estabilização para a contenção de águas. 

“Sabemos que o Lago do Orfeu desempenha um papel essencial em nossa cidade, sendo um ponto de encontro para famílias. Além disso, o entorno do lago será revitalizado, proporcionando espaço adequado de lazer à população. Por isso, é nossa responsabilidade assegurar que ele esteja em condições adequadas, livre de qualquer ameaça de rompimento que possa colocar em risco a vida de nossos cidadãos”, ressaltou o Prefeito Prof. Amauri Sodré.

Com as obras de recuperação, o local ficará mais bonito e seguro, bem como ajudará no combate aos alagamentos na região do Campo do Ferroviários Atlético Clube, na Vila Malva e na região da Praça da Poesia. A Administração Municipal também irá refazer todo o paisagismo no entorno do Lago do Orfeu.

Revitalização do Lago do Orfeu

Na última segunda-feira (08/05), aconteceu a licitação para a contratação de empresa para execução de obra de revitalização do entorno do Lago do Orfeu. Duas empresas apresentaram propostas para a obra: a Cem Dez Construções Ltda. Epp. e a Teto Construtora S/A.  A Comissão Permanente de Licitações fará a análise da documentação apresentada e os demais julgamentos referentes ao processo serão publicados na Imprensa Oficial.

Serão feitas melhorias nas áreas verdes próximas ao lago, incluindo o plantio de canteiros floridos e o enriquecimento da diversidade de espécies ornamentais. Algumas das espécies a serem plantadas são a palmeira imperial, palmeira jerivá, escova de garrafa, chuva de ouro, corticeira, ipê branco, jasmim manga, pau formiga, jasmim do cabo, Guaimbê, caliandra vermelha, orelha de onça, trialis, chuva de prata, alamanda amarela, amélia, pleonele, bela Emília, cróton, agapanto azul, alpinia, catharantus branco, catharantus rosa, clivia, lírio do brejo, citronela, papiros, gengibre azul, helicônia papagaio, íris azul, barba de serpente, estrela do Egito, maranta triostar e grama esperalda.

O espaço ganhará ainda pergolados, mesas, bancos, piso permeável para caminhada e corrida, playground, espaço pet, iluminação em LED, bebedouros, lixeiras e a academia ao ar livre será revitalizada.

Publicado por

Picture of Vinicius Gustavo 102 FM

Vinicius Gustavo 102 FM

Compartilhe esta notícia

Notícias relacionadas

Publicidade

Outras notícias