Siga nossas redes sociais →

Ministério da Saúde adota novo esquema de vacinação em dose única contra o HPV

Publicidade

Ministério da Saúde adota novo esquema de vacinação em dose única contra o HPV

O Ministério da Saúde adotou nova estratégia de vacinação contra o HPV. A partir de agora, o esquema será em dose única, substituindo o antigo modelo em duas aplicações. O objetivo é intensificar a proteção contra o câncer de colo do útero e outras complicações associadas ao vírus, bem como aumentar a adesão à vacinação e ampliar a cobertura vacinal.

O público-alvo são meninas e meninos de 09 a 14 anos e também inclui pessoas com imunocomprometimento, vítimas de violência sexual e outras condições específicas, conforme disposição do Programa Nacional de Imunizações (PNI), podendo receber a vacina até os 45 anos.

Em 2023, foram aplicadas 5.987 doses da vacina contra o HPV. O número é maior que o do ano anterior e representa um aumento de 9,4% em relação a 2022, quando foram aplicadas 5.470 de doses. Embora com o aumento de 9,4%, a procura pela imunização ainda é baixa.

O HPV é um vírus com DNA de fita dupla, pertencente à família Papillomaviridae, com mais de 200 tipos descritos; infecta pele e mucosas e atinge mulheres e homens. As infecções pelo HPV variam, na sua maioria, de infecção clinicamente inaparente a verrugas genitais e lesões mucosas, nos seus vários graus, podendo evoluir até o câncer.

Dentre os 12 genótipos oncogênicos do vírus HPV descritos, os tipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 71% dos casos de câncer de colo de útero e por mais da metade dos casos de outros cânceres relacionados ao HPV, enquanto os tipos 6 e 11 são responsáveis por cerca de 90% dos casos de verrugas genitais.

Publicado por

Picture of Vinicius Gustavo 102 FM

Vinicius Gustavo 102 FM

Compartilhe esta notícia

Notícias relacionadas

Publicidade

Outras notícias