A quantidade de biodiesel obrigatória no óleo diesel vai aumentar. Atualmente, o percentual está em 10% mas, na última sexta-feira, o Conselho de Política Energética decidiu que elevará esse índice a 15%. Esse aumento, no entanto, será feito de forma gradual.
As mudanças começam a partir do mês que vem. Em abril, o percentual da mistura obrigatória de biodiesel no diesel passa a ser de 12%. Em abril de 2024, sobe para 13%; 12 meses depois, em abril de 2025, será de 14% e, finalmente, em abril de 2026, o percentual obrigatório atingirá os 15%. O biodiesel é um combustível mais sustentável e menos poluente que o diesel, mas custa mais.
Essa é uma das razões que faz com que o aumento da porcentagem obrigatória na mistura não seja unanimidade. Produtores de biodiesel aprovam, mas a medida desagrada o setor de transportes.
Em nota, a Confederação Nacional do Transporte afirmou que aumentar o teor do biodiesel no diesel gera custos adicionais ao valor do frete que serão transferidos para toda a população. E, ainda segundo a CNT, o biodiesel usado no Brasil diminui a eficiência energética dos motores de ônibus e caminhões, o que aumenta o consumo de combustível.
Já entidades que representam produtores de biodiesel dizem que nenhum dano a máquinas e motores foi comprovado pela ação direta ou indireta da utilização do biodiesel no Brasil e defendem que o uso do biodiesel reduz a poluição atmosférica e é benéfico ao meio ambiente;
Em entrevista coletiva após a decisão do Conselho de Política Energética, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que, na prática, cada ponto percentual elevado representará um impacto de um centavo no preço do litro do diesel.