Uma mulher norte americana de 53 anos recebeu o transplante de um rim de porco. Após oito anos na fila de espera, Towana Looney passou pela cirurgia no último mês e se tornou a única pessoa no mundo vivendo com o órgão de um animal. A mulher doou um rim para a mãe em 1999 e, anos depois, enquanto estava grávida, teve complicações e acabou desenvolvendo diálise.
Em 2016 ela começou o tratamento de hemodiálise e entrou para a lista de espera de transplantes, mas não encontrou um doador compatível. Após oito anos, Towana foi autorizada a realizar um xenotransplante, que é um rim de porco geneticamente modificado, através de um programa de expansão de pesquisas realizado pelo Food and Drug Administration (FDA), que realiza o transplante apenas em pacientes com alto risco de vida e sem outras opções. Exames mostram que após o procedimento, o organismo da paciente está funcionando de forma adequada. Ela teve alta no início do mês de dezembro.
Towany conta que está sentindo sua vida voltando ao normal e que agora é uma pessoa multitarefas. Ela é a única pessoa viva com o rim de um porco. Outros quatro seres humanos já receberam o órgão do animal nos últimos anos, porém não resistiram, todos estavam muito doentes e faleceram posteriormente. Agora, a paciente será acompanhada todos os dias, durante um mês, pela equipe médica, e deverá ter alta definitiva em março de 2025.
Fonte: G1