Siga nossas redes sociais →

Mulheres devem ter salários iguais aos dos homens em projeto de lei em estudo pelo governo

Publicidade

Mulheres devem ter salários iguais aos dos homens em projeto de lei em estudo pelo governo

Proposta do governo prevê a garantia de salários igual para homens e mulheres.

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, confirmou que a proposta será apresentada em projeto de lei e que será anunciada pelo presidente Lula (PT) no Dia Internacional da Mulher, em 08 de março.

O texto não está finalizado, mas deve propor alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para que assim que aprovada, a lei tenha efeito imediato.

A ministra destacou que a reforma trabalhista de 2018 estabeleceu multa para empresas que pagam salários diferentes para homens e mulheres na mesma função, mas que o valor muito baixo estimula a desigualdade.

Segundo Simone Tebet, o governo pretende alterar a lei e elevar o valor da multa para que as empresas entendam a importância de não praticar a discriminação.

“A igualdade salarial para a mulher é a base para a igualdade de direitos”, disse Tebet.

A ministra também cita um dado relevante de estudos do Banco Mundial e de organismos internacionais sobre a possibilidade de erradicar a miséria do mundo apenas igualando salários entre homens e mulheres nos mercados de trabalho.

Em 2021, um projeto de lei que aumentava o valor da multa em cinco vezes a diferença salarial paga para homens pelas empresas foi devolvido ao Congresso pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL).

Publicado por

Picture of Vinicius Gustavo 102 FM

Vinicius Gustavo 102 FM

Compartilhe esta notícia

Notícias relacionadas

Publicidade

Outras notícias