Siga nossas redes sociais →

Novo prédio da escola Prof. Adelson Azevedo atenderá até 220 alunos do berçário ao ensino fundamental

Publicidade

Novo prédio da escola Prof. Adelson Azevedo atenderá até 220 alunos do berçário ao ensino fundamental

Novo prédio da escola Prof. Adelson Azevedo atenderá até 220 alunos do berçário ao ensino fundamental

A comunidade do bairro Campo Novo acaba de ganhar uma nova escola, com toda a infraestrutura para atender desde bebês a partir dos 4 meses até alunos do 5º ano do ensino fundamental. A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entregou na tarde de quarta-feira, dia 16/08, a construção do novo prédio da Escola Municipal Rural Prof. Adelson Azevedo, localizada na Estrada Municipal Paschoa Bonafatt Azziz.

Participaram da solenidade de entrega o Prefeito Prof. Amauri Sodré; a Primeira-Dama Cleide Izepi da Silva; o Deputado Estadual Edmir Chedid; a Presidente da Câmara Municipal, Gislene Bueno; os Vereadores Sidiney Guedes (líder do Prefeito na Câmara); Camila Marino, Fabiana Alessandri, José Gabriel e Natanael Ananias; a representante da Vereadora Rita Leme, Fernanda Panizza; o Secretário Municipal de Educação, Prof. Adilson Condesso; demais Secretários Municipais e Chefes de Divisão; o Tenente André Tonon, do Corpo de Bombeiros; a Diretora da Escola Prof. Adelson Azevedo, Rosemere de Souza Rodrigues Pereira; os Ex-Vereadores Jorge do Proerd e Noi Camilo; familiares do patrono da escola, Maria Elizabeth Azevedo (filha), Prof. Diego Azevedo Cunha Lima (neto), Yasmin Miranda (bisneta) e Inês de Oliveira (companheira); os representantes da MBG Engenharia, responsável pela obra, Marcos Gayer e Heitor Gayer; comunidade escolar e moradores do bairro.

“A escola de música do Prof. Azevedo é parte da história da cidade e a homenagem a ele é mais do que justa. Para nossa Administração e para a comunidade do Campo Novo, o prédio desta escola é uma grande conquista. Uma conquista que começou com nosso saudoso Prefeito Jesus Chedid. E uma das exigências aqui era para que comportasse a creche, o que ocorreu. Nosso objetivo é implantar creches em todas as escolas rurais”, destacou o Prefeito Prof. Amauri Sodré.

A nova escola foi projetada para abrigar um número significativamente maior de alunos e em sua capacidade máxima pode atender até 220 alunos desde o berçário (4 meses) até o 5º ano do Ensino Fundamental. O aumento é considerável em relação ao antigo prédio, capaz de acolher cerca de 120 alunos a partir do Infantil IV (não havia a creche).

“Este é o 9º prédio novo entregue pela atual Administração e a 34ª obra, somente na Educação, desde que o Prof. Amauri Sodré assumiu como Prefeito. Sem contar todo o trabalho de manutenção dos 75 prédios da Pasta. E esta escola que entregamos hoje comprova o compromisso de atender à crescente demanda também da zona rural. O objetivo é de melhor atender à comunidade, com ensino de qualidade e infraestrutura adequada aos alunos, professores e funcionários da educação”, comentou o Secretário de Educação, Prof. Adilson Condesso.

A filha do patrono Prof. Adelson Azevedo lembrou da dedicação do pai à educação. “Ele amava música e principalmente ensinar música a seus alunos. Ficamos muito felizes quando ele recebeu essa homenagem”.

“A escola antiga vai ficar para a história dos funcionários e comunidade. E essa nova escola é parte de uma nova história. Pais, alunos, funcionários e toda a comunidade estão felizes com essa conquista. O ambiente está mais acolhedor, o que reflete na qualidade do trabalho e no aprendizado”, complementou a Diretora da Escola, Rosemere de Souza Rodrigues Pereira.

“Temos que cuidar de nossas crianças e buscar recursos para oferecer cada vez mais qualidade para a Educação. Quero parabenizar a atual Administração, que realiza obras em toda a cidade, e a Educação faz parte desse canteiro de obras. Os alunos agora terão uma escola mais digna e com ainda mais qualidade. Obrigado Amauri por realizar o sonho do meu pai Jesus Chedid com a entrega deste novo prédio”, ressaltou o Deputado Edmir Chedid.

A área total construída é de 481,77 m². A empresa responsável pela execução do trabalho é a MBG Engenharia e Construções e Comércio Ltda EPP. O investimento foi de R$ 1.193.246,09.

A nova escola tem cinco salas de aula e berçário, além de lactário, fraldário, sala de diretoria, sala de professores, secretaria, refeitório, cozinha, solário e banheiros acessíveis. Também tem acessibilidade geral de acordo com a NBR9050 e sistema de combate a incêndio.

O antigo prédio, situado à frente da nova escola, foi demolido para criar uma série de melhorias no espaço, incluindo uma rampa de acesso para o novo prédio, áreas destinadas ao playground e um espaço multiuso, proporcionando mais lazer e atividades para os alunos.

Também foi reservada uma área de embarque e desembarque de alunos, além de estacionamento para os profissionais que trabalham na escola.

SOBRE O PATRONO 

Professor Adelson Azevedo, mais conhecido como Professor Azevedo, foi o mais longevo dos mestres a ensinar a arte musical em Bragança Paulista.

Nascido em São Paulo no ano de 1929, estudou música. Casou-se em 1953 com Maria de Lourdes Fernandes (já falecida), com quem teve os filhos Antônio Wagner, Luís Cesar, Maria Elisabeth e Adelson Júnior. Já viúvo, teve como companheira Inês de Oliveira.

Mudou-se para a cidade Extrema/MG em 1953. Carregando seu acordeom nos ombros, vinha diariamente para Bragança Paulista ministrar aulas nas residências de seus alunos.

Mudou-se para Bragança Paulista em 1954 e iniciou suas atividades no Conservatório Musical Santa Cecília, comandado pelo Maestro Francisco Gorga. Com o fim do conservatório, abriu sua própria escola de música, inicialmente para ensinar acordeom.

Paralelamente ao ensino da música, em 1955 ingressou no regional da Rádio Bragança, que se apresentava ao vivo, aos domingos, para um auditório lotado que ficava na Rua Dr. Cândido Rodrigues e ali permaneceu por décadas.

No início dos anos 1960 foi convidado a integrar o primeiro conjunto formado na cidade, o Blue Boys, que ficou conhecido em toda a região e animava bailes.

Tempos depois, passou a lecionar piano e violão, ampliando o número de alunos. Durante 80 anos, até seu falecimento em 2014, manteve a escola funcionando. Por lá, passaram mais de mil alunos e muitos deles seguiram carreira profissional.

Dos 60 anos que ensinou sua arte em Bragança Paulista, 40 anos o endereço foi a Praça Raul Leme, nº 6, no Edifício Maria Rosa Barletta. Ao longo de sua existência conquistou amigos e admiradores pela sua arte, talento e profissionalismo.

MELHORIAS NO BAIRRO CAMPO NOVO

A Prefeitura de Bragança Paulista tem investido constantemente nas melhorias dos bairros urbanos e rurais. O Campo Novo foi contemplado na primeira fase do Programa Estrada Legal, com melhorias nas Estradas Antônio Moreno; Vereador Álvaro Alessandri e Antônio Franco de Lima – Cbat. A Estrada Antônio Moreno recebeu 23.850 m2 de pavimentação; a Estrada Vereador Álvaro Alessandri recebeu 36.225 m2 de recapeamento e o trecho do Campo recebeu 920 m2 de PMVP.

A Estrada Municipal Paschoa Bonafatt Azziz, onde fica a escola, foi pavimentada. Além da pavimentação, o bairro Campo Novo recebeu melhorias no escoamento de águas pluviais, limpeza e podas de galhos. Ruas próximas à estrada do Luz e Paz também já receberam pavimentação.

O Núcleo José Narducho, popularmente conhecido como Gardel, teve a obra de extensão da rede de abastecimento de água concluída, o que beneficia cerca de 100 pessoas. Foi 1,4 km de rede com investimento de R$ 330 mil.

Na Estrada Municipal Antônio Moreno, conhecida como “Estrada do Lixão”, está proibido o tráfego de caminhões pesados. A medida foi tomada diante da constatação de que a estrada municipal destinada para trânsito de veículos leves está sendo utilizada como rota de caminhões pesados, principalmente para burlar a proibição de trânsito de caminhões na Avenida dos Imigrantes e Avenida Alberto Diniz em horários específicos.

O bairro foi um dos contemplados pelo programa de expansão da rede de iluminação pública e recebeu a instalação de novas lâmpadas de LED.

A Prefeitura está revitalizando 21 campos de futebol do município, inclusive o São João do Campo Novo. 

Publicado por

Vitor Hugo

Vitor Hugo

Compartilhe esta notícia

Notícias relacionadas

Publicidade

Outras notícias