Após a 21ª rodada, o Flamengo tem 43% de probabilidade de ser campeão brasileiro, seguido pelo Botafogo com 34% e pelo Palmeiras com 7%.
Essas estimativas foram feitas por especialistas do site ge.com, que utilizaram diversos modelos matemáticos. Vale lembrar que o Flamengo está em segundo lugar no Brasileirão, mas com um jogo a menos que o líder Botafogo.
De acordo com os cálculos, Cruzeiro, Fortaleza, São Paulo, Bahia, Athletico-PR, Atlético-MG, Inter, Red Bull Bragantino e até o Vasco também têm chances de título. No entanto, essas chances são pequenas, variando de 4,8% a 0,01%.
Na parte inferior da tabela, a situação do Corinthians e do Fluminense é preocupante, com ambos tendo pouco mais de 50% de probabilidade de serem rebaixados para a Série B.
Por outro lado, o Grêmio está em uma posição mais confortável, com 73% de chances de permanecer na elite. É pouco provável que os rebaixados enfrentem o Santos no próximo ano, já que o Peixe, líder da Série B, tem 91% de chances de conseguir o acesso.