Equipes de Investigadores da Central De Polícia Judiciária de Bragança Paulista realizou uma operação conjunta denominada Metal Limpo, que contou com apoio da Guarda Civil Municipal e do Gabinete de Gestão de Bragança Paulista. O objetivo foi fiscalizar depósitos de sucatas irregulares na região central da cidade, local onde havia denúncia de comercialização e depósito de fios e cabo possivelmente provenientes de furto.
Dentre os estabelecimentos fiscalizados, um deles localizado no bairro do Cruzeiro, estava irregular e não possuía os documentos obrigatórios junto a Prefeitura Municipal para funcionamento. Foi localizado ainda pelos investigadores centenas de metros de fios e cabo diversos sem procedência. O proprietário do estabelecimento não conseguiu explicar ou apresentar documentação dos respectivos materiais. A Prefeitura Municipal e a equipe do GGI comunicaram o responsável do local sobre a irregularidade e a necessidade do fechamento do estabelecimento tendo em vista o comércio de sucatas funcionar dentro da zona urbana em desacordo com a lei vigente.
Os materiais foram apreendidos e encaminhados a Guarda Civil Municipal, que possui local adequado para a destinação de objetos desta natureza.
As investigações a respeito da origem do material e de furtos ocorridos na cidade seguem em andamento pela CPJ de Bragança Paulista.