Os cidadãos aptos a votar nas Eleições 2024 terão até quarta-feira (08) para solicitarem ou regularizarem o título de eleitor. Até o prazo final de fechamento, cartórios e postos da Justiça Eleitoral funcionarão em horário ampliado, das 9h às 17h; o atendimento será por ordem de chegada, respeitadas as prioridades da fila.
“O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo aos analfabetos e maiores de 70 anos. Os jovens podem tirar o título a partir dos 15 anos, no entanto, só podem votar, facultativamente, ao completarem 16 anos até o dia da eleição. Este ano, o 1º turno será em seis de outubro”, disse o deputado Edmir Chedid (União).
Quem procurar algum cartório ou posto eleitoral deve levar um documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência recente. O certificado de quitação do serviço militar é exigido de pessoas do gênero masculino que nasceram em 2005. Mais informações poderão ser obtidas pelo portal do TER-SP (clique aqui).
“Todo o cidadão nas normas legais tem direito ao voto. O voto representa uma vitória no sentido de ampliação dos critérios da democracia representativa, pois todos os cidadãos com mais de 16 anos, alfabetizados ou analfabetos, têm direito a escolher seu representante através do voto”, acrescentou o parlamentar.