Siga nossas redes sociais →

Prefeito assina Alvará de Construção de 80 casas no Bragança F-3, na região do Águas Claras

Publicidade

Prefeito assina Alvará de Construção de 80 casas no Bragança F-3, na região do Águas Claras

Prefeito assina Alvará de Construção de 80 casas no Bragança F-3, na região do Águas Claras

O Prefeito Prof. Amauri Sodré assinou nesta quarta-feira (21/06), o Alvará de Construção de 80 unidades habitacionais do Conjunto Bragança Paulista F-3, na região do Jardim Águas Claras. O conjunto habitacional foi aprovado em outubro de 2022 e as obras de construção de infraestrutura básica já começaram.

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU). Cada casa terá 43,92m² de área construída. Os investimentos do Governo do Estado são de aproximadamente R$ 4 milhões.

O Prefeito Prof. Amauri Sodré se emocionou na assinatura do documento, lembrando todo o trabalho junto com o então Prefeito Jesus Chedid. E também destacou o empenho do Deputado Estadual Edmir Chedid para que o projeto virasse realidade. “Estivemos na Secretaria de Estado da Habitação há alguns meses, junto com o Deputado e reivindicamos moradias para Bragança Paulista. Serão atendidas pessoas que moram em áreas de risco e em breve terão moradias dignas. Era um sonho do nosso prefeito Jesus Chedid ver as pessoas receberem suas casas”.

“Bragança Paulista já foi contemplada pelo Vida Longa e agora com mais 80 casa, que serão licitadas no próximo mês. Toda a infraestrutura de esgoto e energia elétrica já está pronta, agora vamos licitar a construção das casas. As casas da CDHU têm construção de primeira linha, entregamos as casas com as melhores condições para as famílias morarem”, informou o Gerente da Regional Campinas da CDHU, Fernando Ferreira.

O Secretário Municipal de Habitação, André Bozola, ressaltou que há um compromisso do Governador Tarcísio de Freitas em entregar as casas no primeiro semestre de 2024.  “Muito bom saber que o Governo do Estado está retomando a construção de casas de interesse social e isso será benéfico para Bragança Paulista. O apoio do Deputado Edmir Chedid foi fundamental para que pudéssemos conseguir essas 80 unidades e a Administração do Prefeito Prof. Amauri Sodré tem buscado parcerias para que aqueles que precisam de uma moradia sejam beneficiados”.

Desde 2017, empreendimentos residenciais, bem como moradias de interesse social foram liberadas e entregues na cidade. A Prefeitura viabilizou nos últimos anos mais de 2,2 mil unidades.

Graças à colaboração entre o município e o Governo do Estado de São Paulo, bem como o Governo Federal, muitas famílias conquistaram o sonho da casa própria, através de programas habitacionais: Casa Verde Amarela (Antigo Programa Minha Casa, Minha Vida), Casa Paulista, Nossa Casa, Vida Longa, Pró-Moradia, dentre outros.

RESIDENCIAL BRAGANÇA HÍPICA E BRAGANÇA J

Por meio desses programas, a Administração Municipal em 2017 viabilizou a entrega de chaves de 244 apartamentos no Condomínio Residencial Bragança Hípica, financiadas pela Caixa Econômica Federal e pelo Governo do Estado. Em 2020, foram entregues 168 unidades habitacionais, do Condomínio Residencial Bragança Paulista “J”, no bairro Henedina Cortez, construídas em parceria com a Associação Grupo de Saúde Raios de Sol, com o apoio da Associação Comunitária de Habitação Popular de Bragança Paulista (Acohab) e da Prefeitura de Bragança Paulista, responsável pela doação de uma área de 14.235,09 m², na qual os prédios foram construídos.

ELIS REGINA E RENATO RUSSO

Também com doação de terreno, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, liberou a construção de 560 unidades habitacionais de interesse social. O Conjunto Habitacional denominado Elis Regina e Renato Russo, será edificado no Jardim Águas Claras em uma área de 33.167,51 m² e outra de 32.793,18 m², doadas para a Associação Comunitária de Habitação Popular de Bragança Paulista (ACOHAB), onde a Prefeitura poderá indicar inicialmente mais de 80 famílias para serem avaliadas pela instituição financeira, podendo ser ampliado este número de grupos familiares.

Além disso, as unidades habitacionais foram contempladas pelo Programa Nossa Casa, do Governo do Estado, com subsídio de 10 mil por unidade. Isso implicará na diminuição do valor final a ser financiado pelo beneficiário.

PROGRAMA VIDA LONGA

Outro destaque habitacional é o Programa Vida Longa “Olinda Salaroli Cerqueira”, no Jardim Vista Alegre, entregue em abril e voltado para idosos sozinhos ou em situação de vulnerabilidade social, com renda mensal de até 2 salários. 

O projeto se caracteriza como um acolhimento em república, para promover a independência do idoso, possibilitando a permanência dele na moradia com qualidade de vida. Há ainda áreas comuns de convivência, que devem estimular as relações sociais.

Bragança Paulista foi contemplada com 28 unidades do programa.

PARQUE DAS CEREJEIRAS RESIDENCIAL

A parceria com o setor privado tem sido fundamental, principalmente no que se refere à implantação e na construção de novos empreendimentos residenciais. No empreendimento Parque das Cerejeiras Residencial, no Bom Retiro, até o momento 252 unidades habitacionais já foram entregues a seus proprietários. O empreendimento conta com 5 condomínios residenciais, dos quais 2 já foram entregues (Residencial III e V) e 392 unidades de 3 condomínios ainda estão em construção, totalizando 644 unidades habitacionais, realizadas através dos antigos programas Minha Casa Minha Vida e Casa Verde e Amarela.

Participaram da solenidade o Prefeito Prof. Amauri Sodré; a Presidente da Câmara Municipal, Gislene Bueno (que representou também o Deputado Estadual Edmir Chedid); os Vereadores Fabiana Alessandri e Natanael Ananias; o Gerente da Regional Campinas da CDHU, Fernando Ferreira; o Secretário Municipal de Habitação, André Bozola; a Secretária de Obras em Exercício, Jéssica Oliveira; Secretários Municipais e representantes da Imprensa.

Publicado por

Vitor Hugo

Vitor Hugo

Compartilhe esta notícia

Notícias relacionadas

Publicidade

Outras notícias