A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Segurança e Defesa Civil, está implementando novas medidas para reforçar a proteção no ambiente escolar. O objetivo é criar um ambiente ainda mais seguro para alunos, profissionais da educação e toda a comunidade escolar.
Essas novas iniciativas estão baseadas na Lei nº 4946, de 03 de maio de 2023, que institui o Programa Municipal de Prevenção contra atentados violentos nas escolas municipais. A lei é de autoria do Vereador Ismael Brasilino e estabelece diretrizes e ações integradas para promover a segurança escolar.
No primeiro momento, a Prefeitura lançará uma cartilha digital com recomendações de segurança, que será distribuída para pais, alunos e profissionais da educação. Além disso, um protocolo será criado para a realização de palestras nas escolas, ministradas por autoridades de segurança.
Medidas de segurança já implementadas na Rede Municipal de Ensino
No município de Bragança Paulista, a segurança escolar é uma prioridade da Administração Municipal. Atualmente, todas as 75 escolas municipais e 4 unidades da Secretaria Municipal de Educação estão equipadas com sistemas de monitoramento por câmeras, que incluem tecnologia de identificação facial. As câmeras operam 24 horas por dia, 7 dias por semana, com monitoramento contínuo pela Central de Controle Operacional (CCO), localizada na sede da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil.
Além das câmeras, as escolas também contam com o Botão de Emergência, similar a um pequeno controle remoto que, ao ser acionado, emite um alerta para a Central de Monitoramento da Guarda Civil Municipal de Bragança Paulista avisando que algo perigoso está acontecendo na escola. O dispositivo fica em poder do responsável de cada unidade.
A Guarda Civil Municipal também realiza patrulhamento regular nas escolas, garantindo uma presença constante de segurança.
Projetos complementares
Diversos projetos complementam as medidas de segurança nas escolas de Bragança Paulista. O “Projeto Bombeiro na Escola”, voltado para alunos do 4º ano, visa conscientizar sobre prevenção de acidentes e combate a incêndios, além de estreitar os laços com o Corpo de Bombeiros.
O “Projeto Bombeiro Educador” já formou cerca de 500 professores e funcionários em primeiros socorros, preparando para emergências.
Desde 2019, o “Projeto Combate ao Bullying” atua nas escolas municipais, promovendo eventos e atividades que incentivam o respeito às diferenças, a amizade, e um ambiente escolar saudável. Este projeto atende alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, reforçando valores de companheirismo e ajuda mútua.