A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, informa que, após denúncia de munícipe com relação a morte de peixes neste domingo, dia 27/10, no Lago da Hípica Jaguari, equipes fizeram vistorias no domingo e na manhã desta segunda-feira (28/10) para identificar possíveis causas.
Foram vistoriados pela Prefeitura e pela Sabesp todos os pontos possíveis de contribuição ao lago para verificar se em algum deles havia cheiro e coloração suspeitas. Não foi encontrado ponto de vazamento de esgoto da rede da Sabesp, nem de produtos químicos ou óleo.
Tudo indica que a chuva pode ter carregado algum produto (até mesmo muito sabão proveniente de lavagem de quintais) de alguma rua no entorno. Os peixes que estavam boiando foram retirados. A recomendação para a população é que não consuma os peixes encontrados.
A Prefeitura continua monitorando o local. Será realizada a coleta de amostra de água e de peixe para análise. A Secretaria Municipal de Serviços está providenciando a limpeza do mato no lago.
Nesta terça-feira, dia 29/10, uma equipe da Sabesp fará nova vistoria para verificar se há problema que possa ter afetado o local.