Na tarde de sexta-feira (12), dezenas de pessoas acompanharam uma parte valiosa da história de Bragança Paulista retornar à cidade, a locomotiva “Bragança 4”. Agora, o veículo ficará exposto na Praça Coronel Jacinto Osório, no bairro Matadouro.
O novo atrativo trará benefícios ao município com a realização de ações educativas e turísticas e de valorização do patrimônio histórico, uma vez que o bem cultural é uma ferramenta eficaz no processo de resgate da história e de promoção da cultura.
O Prefeito Prof. Amauri Sodré realizou a entrega de um diploma de agradecimento aos ex-funcionários da Estrada de Ferro Bragantina, Lourenço de Lima (maquinista), Vicente de Paula Cômito (manutenção de carros e vagões) e Maria Amabile Colombo Cardoso (filha do maquinista Dorival Ap. Colombo).
Além da locomotiva de número quatro, Bragança Paulista também abriga o veículo de número um (patrimônio privado), fixada na Fazenda Boa Esperança, e a de número três (patrimônio público), transferida para a cabeceira do Lago do Taboão em 16 de outubro de 2022. Já a locomotiva número dois ainda não foi localizada.