Siga nossas redes sociais →

Prefeitura lança edital de licitação para restauração do antigo Preventório

Publicidade

Prefeitura lança edital de licitação para restauração do antigo Preventório

Local abrigará sedes das secretarias de Educação e Meio Ambiente. A capela, onde viveu Santa Paulina, será transformada em ponto turístico religioso.

Na próxima segunda-feira (24/06), às 16h, a Prefeitura de Bragança Paulista lançará a licitação para restauração do antigo Preventório Imaculada Conceição, situado na Av. Antônio Pires Pimentel, no Centro. Com essa ação, o Executivo segue investindo no resgate de mais um prédio tombado e que é patrimônio histórico da cidade.

Como próprio municipal, a Prefeitura planeja a reforma e restauro completa do prédio, que será sede das Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente, além de criar um Polo Turístico Religioso, com a manutenção da Capela, com respectiva sacristia, sala e dormitório do capelão, principalmente em razão de Santa Paulina, religiosa que viveu no local e dedicou seu tempo às crianças que lá viveram. Santa Paulina foi a primeira santa que viveu no Brasil. Ela foi canonizada por São João Paulo II.

A intervenção incluirá uma reforma estrutural das paredes e estruturas existentes, restauração da fachada principal e capela, conforme diretrizes de preservação. A transformação da capela em um espaço destinado ao turismo religioso será um destaque do projeto. O planejamento inclui a instalação de um café no andar superior da capela, proporcionando não apenas um local para contemplação espiritual, mas também um espaço acolhedor para os visitantes desfrutarem da vista e da atmosfera única do local. Haverá instalação e/ou melhoria dos sistemas elétricos, hidráulicos e de climatização para acomodar as funções administrativas das secretarias municipais, adequando os ambientes para os novos usos, incluindo salas de reunião, escritórios administrativos, auditório e áreas comuns, áreas de arquivo e recepção pública, visando preservar ao máximo a integridade do prédio original, enquanto integra modernas soluções arquitetônicas e de adaptação dos espaços às normativas vigentes de acessibilidade e sistema de prevenção e combate a incêndio.

Ao fim da obra, espera-se ter um prédio restaurado que respeite a sua importância histórica e arquitetônica, oferecendo instalações modernas, funcionais e adequadas às demandas atuais das secretarias municipais. Esse projeto representa não apenas uma restauração física, mas também uma valorização da memória e do patrimônio da cidade, promovendo a revitalização de um espaço emblemático para o benefício da comunidade e das futuras gerações.

AQUISIÇÃO DO PRÉDIO

As negociações entre a Prefeitura junto à Fundação Vida e Esperança (FVE), nova denominação da Fundação Obra de Preservação dos Filhos de Tuberculose, entidade que implantou o Preventório Imaculada Conceição, foram iniciadas em meados de 2021.

Na ocasião da assinatura do acordo para a aquisição do imóvel, em 14/10/2021, o Presidente da Fundação Vida e Esperança (FVE), Padre Cláudio Gregianin, fez um relato da história do Preventório e rememorou a presença de Santa Paulina às famílias que ali permaneceram, pelas crianças e jovens que foram educadas nesse local e pelas atenções sociais que foram desenvolvidas às famílias em situação de vulnerabilidade. “O município de Bragança Paulista tem todas as condições de preservar esse ambiente do Preventório que tem um histórico maravilhoso, pelas famílias que ali foram cuidadas. Mas tem algo especial: Santa Paulina dedicou seu tempo, seu amor, seu conhecimento às crianças daquela época. Com a venda desse imóvel, nós da Fundação Vida e Esperança daremos continuidade a nossa ação e atender as mais de 1200 famílias pobres de São Paulo, que moram na periferia de Perus, Santa Cecília, Pirituba e Itapecerica da Serra. Agradeço ao Prefeito Jesus pela oportunidade e desde já estamos felizes pela preservação da Capela, para ser um ponto de turismo religioso no local”, afirmou.

A área tem um total de 33.619,69m², nele edificada a casa sede, com 4.500,00 m² de área construída. A Prefeitura adquiriu, a título de indenização, a quantia de R$ 6.500.000,00, pago em duas parcelas. E o valor de R$ 88.745,39 foi pago em forma de dação de uma área de 480,51 m².

HISTÓRICO

Em 1908, a Fundação Obra de Preservação dos Filhos de Tuberculosos acolhia filhos de pessoas com a doença e, em 1913 implantou o Preventório Imaculada Conceição para abrigar filhos de pessoas carentes da capital paulista com tuberculose. De 82 a 93, as Irmãs de Maria de Schoenstatt de Atibaia dirigiram o Preventório Imaculada Conceição, e na oportunidade acolhiam crianças e adolescentes em situação vulnerável, afastadas da família por ordem judicial. Após a desativação do local, o CONDEPHAC considerou o prédio e toda a área como Patrimônio Histórico e Cultural.

RESGATE DE MAIS UM PATRIMÔNIO HISTÓRICO

A Administração Municipal tem trabalhado no resgate do patrimônio histórico da cidade. Em 2019, a Prefeitura adquiriu o Museu do Telefone, que foi restaurado; o Museu Municipal Oswaldo Russomano, o MiniMis do Lago do Taboão e o Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid.

Publicado por

Picture of Vinicius Gustavo 102 FM

Vinicius Gustavo 102 FM

Compartilhe esta notícia

Notícias relacionadas

Publicidade

Outras notícias