Na tarde desta terça-feira, dia 23/04, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS) e da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, realizou reunião com representantes de igrejas sobre as ações e serviços voltados a pessoas em situação de rua.
São diversos os serviços ofertados pela Prefeitura, entre eles, o de abordagem social, realizado diariamente pelas equipes. A abordagem faz a orientação dos que estão em situação de rua e encaminha para os serviços públicos.
Há no município o Centro Pop, que funciona em horário comercial, com oportunidade de alimentação, banho, atendimento psicossocial (há psicóloga e assistente social no local), ajuda para emissão de documentos (equipes levam até o Poupatempo), encaminhamento ao Caps-Ad para os que querem ser internados para tratamento contra álcool e drogas e ainda encaminhamento para o posto de saúde caso seja necessário atendimento médico. Também é feita articulação junto à família da pessoa.
O Albergue Municipal oferece pernoite para as pessoas em situação de rua que sejam de Bragança Paulista. Há atendimento com alimentação, banho, ajuda para emissão de documentos, encaminhamento para cursos profissionalizantes ofertados gratuitamente pela Prefeitura, orientação e encaminhamento para o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) para vagas de emprego, orientação para volta aos estudos, parcerias para reforço escolar, oficinas e passeios.
“Temos histórias de sucesso nesse trabalho, com 28 pessoas que passaram pelo Albergue e hoje têm onde morar, estudam e trabalham. Temos uma pessoa que passou no vestibular da Fatec, outro passou no concurso público da Prefeitura, temos pessoas com emprego e retomando a vida. Temos que agradecer todo o empenho das equipes da Prefeitura e também o trabalho das igrejas e instituições assistenciais do município pelo apoio”, destacou o Prefeito Prof. Amauri Sodré durante a reunião.
A Primeira-Dama Cleide Izepi da Silva lembrou que esse é um problema enfrentado em todo o mundo, incluindo países mais desenvolvidos. “É um grande desafio para Bragança Paulista, mas a atual Administração tem feito sua parte, com ações conjuntas e oferta de serviços que estão mudando vidas”.
“Nosso objetivo com essa reunião é divulgar a campanha ‘Não dê dinheiro, dê oportunidade’. As igrejas têm papel fundamental nesse trabalho. Já realizamos ações que unem todas as secretarias municipais e agora, pedimos a colaboração da sociedade. A atual Administração oferece oportunidades e acolhimento. Precisamos agora unir esforços para que se conscientizem sobre os serviços oferecidos”, comentou a Secretária de Ação e Desenvolvimento Social, Harumi Kawagoe.
O Secretário de Segurança e Defesa Civil, Dorival Francisco Bertin, destacou que a Guarda Civil Municipal participa das ações, especialmente para garantir a segurança das equipes de abordagem e também das pessoas em situação de rua. “Encontramos nas abordagens traficantes e pessoas procuradas pela Justiça entre as pessoas em situação de rua. Já encontramos procurado por homicídio, de outra cidade, que veio se esconder aqui. A GCM está sempre presente para garantir a segurança de todos”.
A reunião teve a participação do Prefeito Prof. Amauri Sodré; da Primeira-Dama Cleide Izepi da Silva; da Secretária de Ação e Desenvolvimento Social, Harumi Kawagoe; do Secretário de Segurança e Defesa Civil, Dorival Francisco Bertin; da Comandante da Guarda Civil Municipal, GCM Andrea Cardoso; do Chefe de Divisão da SEMADS, Luis Mourão; da Assistente Social Dayane Camargo; das equipes de trabalho do Centro Pop e Albergue Municipal e de representantes de igrejas e instituições assistenciais que desenvolvem ações voltadas a pessoas em situação de rua.