O Carnaval está chegando e com ele alguns cuidados são necessários para que os consumidores não sofram prejuízos. A Fundação PROCON/SP dá algumas dicas de como evitar os golpes nesta época festiva. Vale ressaltar que o PROCON de Bragança Paulista orienta os consumidores a procurar atendimento no órgão caso haja alguma demanda.
Entre as orientações para este Carnaval está a atenção para pagamento do cartão por aproximação. O PROCON alerta para golpe que usa o pagamento por aproximação nas transações realizadas com cartão. Há notícias de pessoas que foram vítimas de criminosos que aproximam máquinas que usam essa tecnologia – conhecida como NFC – e debitam valores do cartão de crédito e de débito.
A recomendação é para que os consumidores desativem a função de pagamento por aproximação ou que, na impossibilidade, guardem o cartão em local seguro e que não fique longe de sua vista, como, por exemplo, bolso de trás da calça, mochila ou bolsa para trás do corpo.
ROUBOS E FURTOS DE CELULARES
Em razão dos casos de furtos e roubos de celulares para a realização de golpes bancários como transferências, empréstimos, entre outras transações em nome da vítima, o PROCON tem buscado meios para tentar proteger o consumidor dessas fraudes.
A vítima deve procurar por um celular ou computador disponível e, para modelos Android, digitar “android.com/find”; em seguida colocar seu login e senha; e clicar em “Limpar Dispositivo”. Para modelos da Apple – plataforma IOS, o consumidor deve digitar “Icloud.com”; em seguida digitar seu login e senha e clicar em “Buscar iPhone” e, após, “Apagar iPhone”.
CUIDADOS COM O CARTÃO DE BANCO
Ao usar cartão de crédito e débito para adquirir alimentos e bebidas neste período de Carnaval, especialmente nos locais de grande movimentação, também é preciso ter alguns cuidados.
Pessoas má intencionadas podem se aproveitar das aglomerações e distrações dos foliões para aplicar golpes envolvendo cartão. Veja as dicas para evitar problemas:
– Ao entregar seu cartão para pagamento, não o perca de vista. A maquininha deve estar visível e você deve acompanhar a operação. Desconfie caso o cartão seja passado mais de uma vez na máquina;
– Confira os valores expressos no comprovante e se o cartão devolvido é realmente o seu;
– Observe se os números da sua senha estão aparecendo na tela da maquininha quando a digita, isto não pode acontecer;
– Antes de inserir sua senha confira se o valor da conta foi digitado corretamente;
– Nunca empreste seu cartão;
– Memorize a senha e não a guarde junto do cartão;
– Tenha em mãos uma relação de números de telefone para comunicação de roubo ou extravio do cartão.
O consumidor que passar por este problema deverá fazer um B.O. e entrar em contato seu banco o mais rápido possível.
O PROCON de Bragança Paulista realiza atendimento presencial aos consumidores via agendamento pelos telefones (11) 4034-7049 ou 4034-7084, de segunda a quinta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h ou na Recepção do Setor Agiliza (dentro do Paço Municipal).
Moradores de outras cidades (Pedra Bela, Pinhalzinho, Tuiuti, Vargem, Piracaia e Joanópolis) são atendidos exclusivamente pelo e-mail: atendimento.proconbraganca@gmail.com
Às sextas-feiras não há atendimento presencial pois são realizadas audiências conciliatórias no Núcleo de Prática Jurídica da Universidade São Francisco (USF).