Siga nossas redes sociais →

PROCON de Bragança Paulista dá dicas para evitar golpes no Carnaval

Publicidade

PROCON de Bragança Paulista dá dicas para evitar golpes no Carnaval

PROCON de Bragança Paulista dá dicas para evitar golpes no Carnaval

O Carnaval está chegando e com ele alguns cuidados são necessários para que os consumidores não sofram prejuízos. A Fundação PROCON/SP dá algumas dicas de como evitar os golpes nesta época festiva. Vale ressaltar que o PROCON de Bragança Paulista orienta os consumidores a procurar atendimento no órgão caso haja alguma demanda.

Entre as orientações para este Carnaval está a atenção para pagamento do cartão por aproximação. O PROCON alerta para golpe que usa o pagamento por aproximação nas transações realizadas com cartão. Há notícias de pessoas que foram vítimas de criminosos que aproximam máquinas que usam essa tecnologia – conhecida como NFC – e debitam valores do cartão de crédito e de débito.

A recomendação é para que os consumidores desativem a função de pagamento por aproximação ou que, na impossibilidade, guardem o cartão em local seguro e que não fique longe de sua vista, como, por exemplo, bolso de trás da calça, mochila ou bolsa para trás do corpo.

ROUBOS E FURTOS DE CELULARES 

Em razão dos casos de furtos e roubos de celulares para a realização de golpes bancários como transferências, empréstimos, entre outras transações em nome da vítima, o PROCON tem buscado meios para tentar proteger o consumidor dessas fraudes.

A vítima deve procurar por um celular ou computador disponível e, para modelos Android, digitar “android.com/find”; em seguida colocar seu login e senha; e clicar em “Limpar Dispositivo”. Para modelos da Apple – plataforma IOS, o consumidor deve digitar “Icloud.com”; em seguida digitar seu login e senha e clicar em “Buscar iPhone” e, após, “Apagar iPhone”.

CUIDADOS COM O CARTÃO DE BANCO

Ao usar cartão de crédito e débito para adquirir alimentos e bebidas neste período de Carnaval, especialmente nos locais de grande movimentação, também é preciso ter alguns cuidados.

Pessoas má intencionadas podem se aproveitar das aglomerações e distrações dos foliões para aplicar golpes envolvendo cartão. Veja as dicas para evitar problemas:

– Ao entregar seu cartão para pagamento, não o perca de vista. A maquininha deve estar visível e você deve acompanhar a operação. Desconfie caso o cartão seja passado mais de uma vez na máquina;

– Confira os valores expressos no comprovante e se o cartão devolvido é realmente o seu;

– Observe se os números da sua senha estão aparecendo na tela da maquininha quando a digita, isto não pode acontecer;

– Antes de inserir sua senha confira se o valor da conta foi digitado corretamente;

– Nunca empreste seu cartão;

– Memorize a senha e não a guarde junto do cartão;

– Tenha em mãos uma relação de números de telefone para comunicação de roubo ou extravio do cartão.

O consumidor que passar por este problema deverá fazer um B.O. e entrar em contato seu banco o mais rápido possível.

O PROCON de Bragança Paulista realiza atendimento presencial aos consumidores via agendamento pelos telefones (11) 4034-7049 ou 4034-7084, de segunda a quinta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h ou na Recepção do Setor Agiliza (dentro do Paço Municipal).

Moradores de outras cidades (Pedra Bela, Pinhalzinho, Tuiuti, Vargem, Piracaia e Joanópolis) são atendidos exclusivamente pelo e-mail: atendimento.proconbraganca@gmail.com

 Às sextas-feiras não há atendimento presencial pois são realizadas audiências conciliatórias no Núcleo de Prática Jurídica da Universidade São Francisco (USF).

Publicado por

Picture of Vitor Hugo

Vitor Hugo

Compartilhe esta notícia

Notícias relacionadas

Publicidade

Outras notícias