O paranaense Renan Correa de Lima Gallina (AA Maringá-PR), de 18 anos, e a paulistana Vanessa Sena dos Santos (AD Centro Olímpico-SP), de 17, foram eleitos os Atletas Revelação do Prêmio Loterias Caixa Melhores do Ano do Atletismo – 2022, em sua segunda edição, em cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (12/12) na Villa Bisutti, em São Paulo.
Renan venceu os 200 m do Brasileiro Loterias Caixa Sub-23, em Cuiabá (MT), com a marca de 20.12 (0.8), novo recorde sul-americano sub-20 e brasileiro sub-23. Além disso, o velocista conseguiu o índice exigido pela World Athletics para o Campeonato Mundial de Budapeste Adulto, que será disputado na Hungria, em 2023. Ele treina em Maringá, orientado pela professora Sandra Regina Crul.
Vanessa Sena dos Santos é recordista brasileira sub-18 do salto em distância, com 6,39 m (0.4), marca obtida no Campeonato Sul-Americano da categoria, em São Paulo. Ela também disputa provas de velocidade, com resultados muito positivos. Nascida a 30 de maio de 2005, em São Paulo, a atleta é orientada por Alexandre Moratto, e disputou diversas competições internacionais este ano, como, por exemplo, os Jogos Sul-Americanos da Juventude, em Rosário, Argentina, e a Gymnasíade, na região da Normandia, na França. Venceu em ambas as competições a prova do salto em distância. Também disputou o Mundial Sub-20 de Atletismo, em Cáli, na Colômbia, tudo como experiência importante para seu futuro.