Ronaldo Fenômeno vai se candidatar à presidência da CBF. Ou pelo menos tentar, quando o processo eleitoral começar. De todo modo, a campanha do ex-jogador terá um pontapé inicial, efetivamente, em janeiro de 2025.
Ronaldo tem uma tarefa complicada de furar a bolha das federações estaduais e entender melhor as demandas delas. Para isso, planeja uma viagem pelo Brasil para conversar de forma direta com os cartolas que detêm o maior peso dos votos na eleição da CBF.
O mandato do atual presidente, Ednaldo Rodrigues, termina em março de 2026. Hoje, nenhuma das federações se coloca como oposição a Ednaldo — embora haja insatisfação de algumas delas com a gestão atual.
Ronaldo aposta no projeto que vai apresentar — apostando numa ideia de investimento privado —, no prestígio que tem como ex-jogador da seleção e por ter um bom trânsito na Fifa. Não por acaso esteve com o presidente Gianni Infantino no sorteio do Super Mundial de Clubes do ano que vem.
Ronaldo entende que a hora é oportuna para se lançar como candidato pelo momento da seleção brasileira e por entender que há uma queda de prestígio brasileiro lá fora.