Siga nossas redes sociais →

00:00
album-art

00:00

Saiba como se proteger do ‘golpe do falso advogado’, aplicado em clientes de escritórios de advocacia

Publicidade

Saiba como se proteger do 'golpe do falso advogado', aplicado em clientes de escritórios de advocacia

Saiba como se proteger do ‘golpe do falso advogado’, aplicado em clientes de escritórios de advocacia

A polícia de São Paulo está investigando um novo golpe que envolve pessoas com processos na Justiça e escritórios de advocacia. No chamado “golpe do falso advogado” ou “golpe do pix”, criminosos se passam por escritórios de advocacia para solicitar, de forma fraudulenta, o pagamento de supostas custas processuais e honorários. É o que explica o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo, Leonardo Sica.

As primeiras denúncias dessa fraude chegaram à Comissão de Fiscalização da Atividade Profissional da OAB SP no ano passado. A entidade conseguiu identificar 387 casos, reuniu provas substanciais da atuação de falsos advogados e encaminhou tudo para a Polícia Judiciária e o Ministério Público.

Para combater esse tipo de golpe, que também ocorre em outros estados, a OAB SP realiza campanhas de conscientização nas redes sociais e lançou uma cartilha que orienta escritórios e clientes sobre como proteger seus dados e evitar fraudes. De acordo com Leonardo Sica, as principais vítimas são pessoas com processos trabalhistas e previdenciários, além daqueles com precatórios a receber. A cartilha está disponível no site oabsp.org.br.

Publicado por

Angelito Neto

Compartilhe esta notícia

Notícias relacionadas

Publicidade

Outras notícias