A APRECESP, Associação das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo, realizou neste sábado, dia 19 de outubro, a 3ª reunião ordinária de 2024 na Estância Turística de Salto. Sob o comando do presidente da entidade, Leandro Corrêa, prefeito de Brotas e do prefeito do município anfitrião, Laerte Sonsin, o encontro contou com a presença do deputado estadual e prefeito eleito do município de Bragança Paulista, Edmir Chedid, que, além de membro da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, também coordena a Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios Turísticos do Estado de São Paulo.
Durante o encontro, o Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, atualizou informações sobre as ações da Secretaria, sobre as propostas de revisão da legislação estadual de turismo, que aguarda encaminhamento na Casa Civil, e sobre os procedimentos do ranqueamento 2024 dos municípios turísticos que, segundo esclareceu, será finalizado e publicado após as eleições.
Questionado pelos prefeitos sobre a não liberação, até o momento, dos recursos para assinatura dos convênios DADETUR de 2024, o secretário disse que o assunto será levado ao Governador, indicando que o grande volume de restos a pagar de convênios de exercícios anteriores pode dificultar esta liberação.
Ao final de sua fala, o secretário destacou a importância da APRECESP no fomento ao turismo e enalteceu o trabalho do deputado Edmir Chedid, a quem se referiu como Embaixador do Turismo no Estado de São Paulo. O presidente Leandro Correa e outros prefeitos presentes, em suas respectivas falas, contestaram que os restos a pagar sejam justificativa para não liberação dos recursos de 2024, vez que a maior parte se refere a convênios assinados em dezembro de 2023, cujas obras estão em prazo regular de execução.
Os prefeitos solicitaram apoio do deputado Edmir Chedid para intervir junto aos demais colegas parlamentares da Alesp e ao Governo do Estado, de modo a buscar a recomposição do orçamento DADETUR 2024 e garantir os novos convênios. Edmir Chedid renovou seu compromisso com os municípios turísticos e se prontificou a dialogar com o Governo para que os investimentos em turismo cheguem aos municípios com agilidade e eficiência. O deputado destacou ainda a importância de aperfeiçoar a legislação que trata do Fundo de Turismo – FUMTUR e do ranqueamento, antes do envio da proposta de lei revisional para a Alesp, defendendo a necessidade de retirada da trava que impede o crescimento do orçamento do DADETUR e que, enquanto houver vagas para classificação de novas Estâncias, nenhum município seja rebaixado no ranqueamento. “Hoje temos vagas para 80 Estâncias e apenas 70 municípios classificados como tal, precisamos fazer os ajustes necessários na legislação do FUMTUR para permitir a inclusão de novas Estâncias, com evolução proporcional do orçamento, o que pode ser feito de forma gradativa e com planejamento, se for vontade do governo”, concluiu o parlamentar. O evento contou ainda com palestras relevantes, como a de Marcelo Sando, que abordou o tema “A Escola do Futuro, Agora!”, e Kamila Fachola, que discutiu “Fast Heroes 192: Passos para otimizar o tratamento agudo do AVC”.
Estiveram presentes, além das autoridades já mencionadas, o Presidente da APM- Associação Paulista de Municípios, Marcelo Barbieri, prefeitos, prefeitas e secretários municipais das Estâncias de Brotas, Salto, Bragança Paulista, Mongaguá, Águas da Prata, Águas de São Pedro, São Sebastião, Ribeirão Pires, Iguape, Caconde, Paraguaçu Paulista, Eldorado, Monte Alegre do Sul, São José do Barreiro, Morungaba, Piraju, Lindoia, Atibaia, São Roque, Ibiúna, Analândia, Olímpia, Itanhaém e Praia Grande. A próxima reunião da APRECESP acontecerá dias 29 e 30 de novembro, em Iguape.
Eleição Nova Diretoria da APRECESP
Alguns prefeitos presentes, entre eles o de Bragança Paulista, Professor Amauri Sodré da Silva, e o de Morungaba, Marquinho de Oliveira, em seus pronunciamentos indicaram Edmir Chedid para assumir a próxima presidência da Associação a partir de 2025, indicação que foi muito bem recepcionada pelos demais prefeitos. Edmir Chedid, surpreso com a indicação, reafirmou seu compromisso com o turismo, se colocando à disposição para contribuir com o fortalecimento do papel da APRECESP, se for esta a decisão do conjunto de prefeitos.
O atual 2º Vice-Presidente da entidade, João Victor Barbosa, prefeito de Águas de São Pedro, que também havia colocado seu nome para presidir a entidade, demonstrou disposição para compor com Edmir, em prol da união da APRECESP, posicionamento que foi elogiado pelo presidente Leandro Corrêa, que disse não haver dúvidas que o incansável trabalho de Edmir Chedid o qualifica para ser um grande presidente. A eleição da nova diretoria da APRECESP deverá acontecer em janeiro de 2025.