A expansão da rede 5G deve permitir que a tecnologia alcance mais de 90% da população. As operadoras de telefonia que atuam em mais de 500 municípios já podem solicitar o licenciamento e a ativação das estações de internet 5G. Esse serviço foi disponibilizado pela Agência Nacional de Telecomunicações para as empresas que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz.
Segundo o governo, a expansão da rede deve beneficiar a população de 19 estados. As operadoras poderão, assim, universalizar a oferta da tecnologia nesses locais. De acordo com o Ministério das Comunicações, somando-se às regiões onde o 5G já está disponível, a faixa pode alcançar 197 milhões de pessoas, ou seja, 92% da população total.
A liberação da faixa foi anunciada no mês passado com a antecipação do cronograma de atendimento aos municípios. A expectativa é que a implantação completa ocorra dois anos antes do previsto. De acordo com a Anatel, o prazo entre a liberação da faixa e a instalação do 5G nas regiões ainda depende do planejamento das operadoras.