Siga nossas redes sociais →

Trabalho pelo meio ambiente em Bragança Paulista é reconhecido por rankings nacionais e estaduais

Publicidade

Trabalho pelo meio ambiente em Bragança Paulista é reconhecido por rankings nacionais e estaduais

Quando o assunto é preservação do meio ambiente e sustentabilidade, Bragança Paulista é destaque não apenas no Estado de São Paulo, mas no Brasil. Ao longo da atual Administração, o município recebeu premiações que reconhecem o trabalho desenvolvido desde 2017.

O prêmio mais recente foi entregue no último dia 05/06, quando se comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente. Bragança Paulista foi a vencedora do Prêmio Governador Franco Montoro 2024, no âmbito do Programa Município VerdeAzul, na categoria Gestão da Água (nascentes).

Bragança Paulista foi a vencedora na categoria de municípios com população entre 100 mil e 499 mil habitantes, com o projeto de prevenção dos assoreamentos e enchentes e aumento da resiliência hídrica. O município conta com mais de 800 nascentes em seu território.

A Prefeitura de Bragança Paulista realizou a recuperação de nascentes, o plantio de árvores em APPs (Áreas de Proteção Permanente) e a conservação de solo nas estradas rurais, principalmente com a instalação das canaletas de drenagem, que evitam o carregamento de solo para os rios (que contribui para assoreamento). Foi implantado na rede municipal de ensino programa de educação ambiental, o que também colaborou com a premiação.

E grandes projetos contra enchentes também garantiram a primeira colocação no prêmio. Desde 2017, a atual Administração assumiu o compromisso de combater as enchentes em Bragança.

4ª DO PAÍS

Os bragantinos vivem em uma das melhores cidades do país de acordo com o IDSC – BR (Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil). Bragança Paulista está na 4ª posição do indicador, entre 5.570 municípios. A nota 63,09 a coloca como sendo de alto nível.

O IDSC – BR traz a evolução das cidades brasileiras em direção à Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) e permite uma visão geral e integrada dos municípios em cada um dos ODS. É uma ferramenta que visa estimular o cumprimento da Agenda 2030 e uma oportunidade para as cidades se integrarem à mais avançada agenda global de desenvolvimento sustentável.

MUNICÍPIO VERDEAZUL

Em 2022, Bragança Paulista foi a primeira colocada do Programa Município VerdeAzul. A certificação é concedida pelo Governo do Estado de São Paulo. Em 2023, mais um destaque: o município alcançou sua maior nota na história do Programa, com 98 pontos.

O Município VerdeAzul busca alinhar a gestão ambiental do Estado e das prefeituras, oferecendo capacitações e apoio técnico aos municípios. As ações são organizadas em dez diretivas nos seguintes temas estratégicos: Governança Ambiental; Avanço na Sustentabilidade; Educação Ambiental; Uso do Solo; Gestão das Águas; Esgoto Coletado e Tratado; Resíduos Sólidos; Qualidade do Ar; Arborização Urbana e Biodiversidade.

NOTA A

A eficiência das políticas públicas da atual Administração voltadas ao Meio Ambiente também foi comprovada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Município é o único do Estado a alcançar nota A em indicador de efetividade do setor.

Ao divulgar o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), o Tribunal de Contas divulgou também as notas para cada um dos sete setores da administração avaliados. No chamado i-Amb, somente Bragança Paulista chegou à nota máxima possível, que é A, e considerada altamente efetiva.

Publicado por

Picture of Vinicius Gustavo 102 FM

Vinicius Gustavo 102 FM

Compartilhe esta notícia

Notícias relacionadas

Publicidade

Outras notícias