Siga nossas redes sociais →

Transformações no Lago do Taboão: Inauguração da ponte japonesa e jardim oriental encanta Bragança Paulista

Publicidade

Transformações no Lago do Taboão: Inauguração da ponte japonesa e jardim oriental encanta Bragança Paulista

No último sábado (30/12), a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias Municipais de Obras, Planejamento e Cultura e Turismo, presenteou a comunidade com uma nova atração no Lago do Taboão: a ponte estilo japonesa e jardim oriental.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do Prefeito Prof. Amauri Sodré, da Primeira-Dama Cleide Izepi da Silva, Vereadores, Secretários Municipais e a participação da população bragantina. O evento foi marcado por apresentações artísticas, incluindo taiko do Grupo Aozora Daiko, a dança folclórica japonesa (Bon Odori) e o tradicional Kagamiwari (quebra do barril de saquê).

“É com grande honra que celebramos a entrega desta obra, expressando minha gratidão ao Prefeito Jesus Chedid por conceber a ideia de um espaço dedicado à colônia japonesa em Bragança Paulista. O Deputado Estadual Edmir Chedid, em seguida, desempenhou um papel crucial, e se hoje presenciamos todas as obras em andamento e as concluídas em nossa cidade, se deve ao empenho e as emendas parlamentares do Deputado Estadual Edmir Chedid. Esta é mais uma conquista entregue com carinho à comunidade bragantina”, afirmou o Prefeito Prof. Amauri Sodré.

A antiga ponte do Lago do Taboão deu lugar a uma nova Ponte Japonesa, com 23 metros de comprimento por 3,40m de largura. O local também recebeu o Tori, tradicional portal japonês. A ponte foi executada com estrutura metálica de sustentação, corrimão metálico e piso em material plástico resistente simulando madeira.

O jardim, localizado no entorno da ponte, recebeu novo paisagismo com a implementação de elementos característicos da cultura japonesa, como vasos decorativos, lanternas japonesas, monumento em alusão à imigração japonesa, espaço multiuso, entre outros itens.

“É com satisfação que represento o Deputado Estadual Edmir Chedid nesta solenidade, pois ele desempenhou um papel fundamental em todas as transformações que ocorreram no Lago do Taboão, desde as primeiras obras. Hoje, presenciamos a concretização de sonhos, como a pista de Pump Track, a ponte e o jardim oriental, iniciativas que o deputado solicitou, inclusive a ponte inspirada no Japão, conforme desejo do Prefeito Jesus Chedid na época. Fico feliz por ver a realização desse sonho e pela beleza e bom gosto que agora todos podem apreciar no Lago do Taboão. Parabenizo o Prefeito Prof. Amauri Sodré por dar continuidade a essa obra, contribuindo para tornar Bragança Paulista ainda mais encantadora”, destacou o Secretário Especial de Gabinete e da Juventude, Esportes e Lazer, Jota Malon, que na ocasião representou o Deputado Estadual Edmir Chedid.

“Esta é mais uma obra da Administração Municipal do Prof. Amauri Sodré. Aqui no Lago do Taboão, já são vinte e quatro obras que transformaram nosso cartão-postal em um novo ponto turístico. Desde a revitalizado do lago, implantação do pedalinho e bicicleta, tirolesa, espaço pet, além dos pontos instagramáveis, todas essas obras com o apoio do Deputado Estadual Edmir Chedid. Além disso, celebramos essa obra que presta homenagem à cultura japonesa com seu paisagismo”, afirmou a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Vanessa Nogueira.

As obras foram iniciadas em 27/06/2022 pela empresa FM Empreendimentos Eireli-EPP, vencedora da Concorrência Pública 004/2022. Como a empresa não cumpriu com o contrato, foi estipulada multa no valor de R$ 93.809,35. Nesta etapa, foram concluídos 55% da obra.

No início de dezembro de 2023, a Comissão Multidisciplinar de Análise de Estudo de Impacto de Vizinhança e Relatório de Impacto de Vizinhança, expediu relatório conclusivo positivo assinado em 04/12/2023, para o Carraro Skyline Empreendimento, localizado na Avenida Dom Pedro I, no bairro Bom Retiro. Uma das contrapartidas para o empreendimento foi a conclusão da ponte em estilo japonês e do jardim oriental do Lago do Taboão.

A Carraro concluiu os trabalhos e Bragança Paulista ganhou mais um equipamento em seu cartão postal, além de homenagear a colônia japonesa, que tem importância fundamental para o desenvolvimento do município.

Publicado por

Vinicius Gustavo 102 FM

Vinicius Gustavo 102 FM

Compartilhe esta notícia

Notícias relacionadas

Publicidade

Outras notícias