Trânsito já flui seguindo o novo formato.
Os motoristas que trafegam pela região da “Rotatória do Tasca” já notaram a nova configuração do trânsito e da sinalização semafórica. O novo sistema viário da área está 100% implantado e agora a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana vai analisar o comportamento do tráfego, fazendo ajustes da temporização dos semáforos, caso necessário.
O Secretário de Mobilidade Urbana, Rogério Crantschaninov, explica que para a obra ser realizada foi feita contagem volumétrica dos veículos por vários dias e horários, para dimensionar o volume do tráfego. “Aplicando técnicas de engenharia de tráfego e programas de microsimulação, chegamos a essa configuração, como a que melhor absorve o tráfego”, disse.
Os motoristas que vêm da Rodovia Capitão Barduíno têm três alternativas pela nova configuração. Os que forem seguir para a região do Lavapés devem se manter à esquerda e acessar a nova alça à esquerda criada. Os que forem para o Centro devem se manter na pista central e cruzar a Avenida dos Imigrantes, continuando pela Avenida Dr. Plínio Salgado. Por fim, quem vai sentido Taboão deve se manter à direita.
Foi realizada a remoção de parte do barranco na divisa da Av. Plínio Salgado com a Rua Domingos Alves Matheus para a criação de uma terceira faixa de rolamento exclusiva para os veículos que irão acessar a Av. dos Imigrantes no sentido Lago do Taboão.
“Conseguimos dividir o fluxo e diminuir os congestionamentos. Também permitimos com essa configuração um caminho mais seguro para ciclistas e pedestres, o que não existia antes. Há um tempo semafórico exclusivo para pedestres e ciclistas e a nova semaforização traz mais segurança para todos”, continua o Secretário Rogério.
Realizada pela Prefeitura de Bragança Paulista por meio das Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana e de Serviços, a obra tem por objetivo proporcionar a melhor distribuição dos fluxos e melhoria no trânsito em uma das áreas mais movimentadas do município.
O local recebeu ainda novo paisagismo, realizado pela Secretaria de Serviços, por meio da Divisão de Parques e Jardins. Os canteiros foram revitalizados, com diversas plantas e flores.