Siga nossas redes sociais →

00:00
album-art

00:00

Bragança Paulista tem primeiro projeto em andamento no Núcleo Incubador

Publicidade

Bragança Paulista tem primeiro projeto em andamento no Núcleo Incubador

Bragança Paulista tem primeiro projeto em andamento no Núcleo Incubador

Na manhã desta segunda-feira, dia 10/04, foi lançado o primeiro projeto pré-incubado no CBTI de Bragança Paulista (Centro Bragantino de Tecnologia e Inovação). A Incubadora de Novos Negócios é uma realização da Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Inovação, com parceria do Instituto Federal de São Paulo – Campus Bragança Paulista; o Conselho do CBTI e o Núcleo Incubador do IFSP.

Participaram da apresentação a Secretária Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Stefania Penteado Corradini Rela (que estava representando o Prefeito Prof. Amauri Sodré); o Diretor Geral do IFSP Campus Bragança Paulista, Prof. João Roberto Moro; a Professora Claudia Fonseca Roses, membro do Núcleo Incubador e membros do Conselho do CBTI.

“Ter um ambiente propício para desenvolver seu projeto desde o início ou para fazer sua empresa crescer, recebendo todo o suporte para que ideias inovadoras e o empreendedorismo se desenvolvam. Esse é o papel das incubadoras de empresas”, explicou a Secretária de Governo, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Stefania Penteado Corradini Rela.

O Projeto Coração de Bananeira foi contemplado por Edital lançado em 2022 e receberá toda a mentoria e orientações para que se torne um negócio promissor. Edson Meris, autor do primeiro projeto pré-incubado, explica que a ideia surgiu de uma necessidade familiar. Em busca de opções de pratos vegetarianos, a opção mais comum no mercado era a soja. Após pesquisas, obteve informações sobre o coração de bananeira.

“Começamos a pesquisar, conseguimos alguns insumos e fizemos em casa algumas receitas. Deu certo e agora trazemos para a pré-incubadora como um produto viável para o mercado. Nos inscrevemos, pois queríamos receber a mentoria, as orientações sobre mercado e tecnologia para esse produto. Tenho certeza que aqui conseguiremos alcançar esse tipo de informação para alavancar nosso produto”, explicou Edson Meris.

O coração de bananeira é um alimento ainda pouco conhecido, mas altamente nutritivo. Pode ser usado em muitas receitas, mas ainda não há comércio em larga escala no Brasil.

A Professora Claudia Fonseca Roses, do Núcleo Incubador do IFSP explica que o ato oficializou o primeiro pré-incubado no campus de Bragança Paulista. “O incubado fica conosco durante um ano e então se gradua. Nesse período, o primeiro projeto ou a primeira ideia toma corpo por meio de mentorias técnicas e acadêmicas. O incubado vai criar um plano de negócios e descobrir se a ideia inicial tem potencial mercadológico”.

O pré-incubado foi selecionado por meio do primeiro edital. Em junho, será lançado o segundo edital para captar novos projetos.

Publicado por

Angelito Neto

Compartilhe esta notícia

Notícias relacionadas

Publicidade

Outras notícias