A primeira via da Nova Carteria de Identidade Nacional pode ser solicitada de graça pelo aplicativo GOV.BR, em papel e no formato digital, pelos moradores do Acre, Alagoas, Mato Grosso e Santa Catarina. Há outros estados que também iniciaram a emissão, mas de forma limitada, em locais específicos.
O documento utiliza o CPF, o Cadastro de Pessoas Físicas emitido pela Receita, como único número de identificação no país. Ele traz informações como carteira de motorista e de trabalho, título de eleitor, certidão de casamento, entre outras. Foram incluídos elementos de segurança que facilitam a checagem, entre eles um QRCode que possibilita verificar a autentidade.
Por meio de qualquer smartphone será possível saber se o documento é furtado ou roubado. Hoje as pessoas também fazem uso do RG, que será substituído pela carteira de identidade nacional. A partir de seis de novembro deste ano, todos os estados e o Distrito Federal deverão estar totalmente prontos para emitir o novo documento.
Os cidadãos poderão utilizar o RG, CPF e a CNH antigos até fevereiro de 2032, depois disso será obrigatório apresentar a carteira de identidade nacional. O único documento que não terá mudança é o passaporte.