Siga nossas redes sociais →

Centro Dia da Pessoa com Deficiência é inaugurado oficialmente com apoio da Prefeitura de Bragança Paulista

Publicidade

Centro Dia da Pessoa com Deficiência é inaugurado oficialmente com apoio da Prefeitura de Bragança Paulista

Solenidade será no dia 03/02, às 16h.

Há 12 anos surgia em Bragança Paulista um projeto voltado a adultos com deficiência, que cresceu ao longo dos anos, recebeu apoio da Prefeitura de Bragança Paulista e se transformou no Centro Dia da Pessoa com Deficiência.

Idealizado pela Vereadora Rita Leme (que à época era professora de educação especial), em parceria com a Associação Comunitária Santo Expedito (ACOSE), que tem como presidente o padre José Roberto Cavasa, o projeto atende jovens e adultos com deficiência intelectual e/ou múltipla e foi criado com o intuito de apoiar o desenvolvimento pessoal e social dessas pessoas.

Antigo Projeto Casulo, o Centro Dia da Pessoa com Deficiência terá sua inauguração oficial nesta sexta-feira, dia 03/02, às 16 horas, na Rua Francisco Rodrigues Dias, nº 80, no Conjunto Habitacional Mauro Bauna Del Roio, no Uberaba.

O uso do imóvel atual foi viabilizado para a Associação Comunitária Santo Expedito (ACOSE) em maio de 2021, após assinatura do Decreto Municipal nº 3.601/2021. Com a autorização, o local passou a abrigar as atividades do Projeto Casulo, atualmente Centro Dia da Pessoa com Deficiência.

Desde então, a Prefeitura de Bragança Paulista tem dado todo o suporte para o projeto. Ainda em 2021, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios realizou todo o preparo do solo para a implantação de uma horta comunitária. Por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Secretaria de Serviços (Divisão de Parques e Jardins), a Administração continua dando respaldo para a horta comunitária, com orientações para a preparação e a semeadura de sementes de hortaliças e vegetais.

A ACOSE também recebe repasse mensal da Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS), dentro dos repassas realizados às Organizações da Sociedade Civil (OSC), colaborando com a manutenção das atividades do Centro Dia.

“É um projeto relevante e de suma importância para Bragança Paulista, por isso é mais do que gratificante para nossa Administração manter a parceria e ver o Centro Dia da Pessoa com Deficiência funcionando”, destaca o Prefeito Prof. Amauri Sodré.

A Vereadora Rita Leme lembrou que a trajetória do projeto teve muitas colaborações: “Juntamente com o Padre Roberto e seu primo Claudinei Piques, o Projeto começou a criar forma. Tivemos também muito apoio do deputado estadual Edmir Chedid e a parceria com a SEMADS. O projeto de lei para que o Projeto Casulo se tornasse utilidade pública (autores Rita Leme e Sidiney Guedes) foi aprovado pelos vereadores e sancionado pelo nosso saudoso Prefeito Jesus Chedid. Após muitas batalhas e dedicação, ganhamos um espaço maravilhoso. Hoje o projeto se torna Centro Dia da Pessoa com Deficiência, pioneiro no Estado de São Paulo em atendimento a adultos. Nosso Prefeito Prof. Amauri Sodré e a Primeira-Dama Cleide Izepi da Silva estão engajados na missão de nossa instituição. O apoio do Poder Executivo tem sido fundamental para manter esse projeto”, relembrou Rita.

O Centro Dia da Pessoa com Deficiência trabalha a socialização, autoestima e autonomia, levando os participantes a ter dignidade e qualidade de vida. 

Publicado por

Picture of Vinicius Gustavo 102 FM

Vinicius Gustavo 102 FM

Compartilhe esta notícia

Notícias relacionadas

Publicidade

Outras notícias