Siga nossas redes sociais →

Novas regras para se aposentar já estão em vigor

Publicidade

Novas regras para se aposentar já estão em vigor

Novas regras para se aposentar já estão em vigor

Desde que a Reforma Previdenciária foi aprovada, em 2019, foram estabelecidas regras para a aposentadoria daqueles que já estavam no mercado de trabalho – e duas dessas regras – o sistema de pontos e a idade mínima progressiva – mudam a cada ano. São as chamadas regras de transição.

Neste ano de 2024, a regra do sistema de pontos, que pontua o trabalhador de acordo com idade e tempo de contribuição ao INSS, exige que a mulher some 91 pontos para se aposentar e os homens, 101.

Esse aumento progressivo vai acontecer até o limite de 100 pontos para as mulheres, em 2033, e 105 pontos para os homens, em 2028.

Já a idade mínima, que que a cada ano sobe seis meses, agora é de 58 anos e 6 meses, para elas e de 63 anos e 6 meses para eles.

Lembrando que, para quem começou a trabalhar depois de novembro de 2019 valem as regras novas definidas pela Reforma Previdenciária: idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 para homens. Para elas, o tempo de contribuição exigido é de 30 anos e, para ele, de 35 anos.

Publicado por

Vitor Hugo

Vitor Hugo

Compartilhe esta notícia

Notícias relacionadas

Publicidade

Outras notícias