Especialistas em segurança alertam para uma nova modalidade de golpe envolvendo esse tipo de tecnologia.
Na verdade, o golpe é velho… e causado por um vírus que infecta as maquininhas dos lojistas e consegue roubar os dados de cartões que, depois, são usados em compras ‘fantasmas.
A novidade é justamente o fato de que, agora, variantes desse vírus são usados para bloquear as compras por aproximação, o que acaba fazendo com que o consumidor insira o cartão na maquininha corrompida e aí tenha os seus dados roubados.
O melhor a fazer, caso você tente pagar por aproximação e não consiga é mudar a forma de pagamento, usando alternativas como Pix ou dinheiro.
Contra fraudes, o ideal também é sempre estar atendo aos lançamentos realizados no cartão e, se identificar um lançamento suspeito, de uma compra que não realizou, entre imediatamente em conto com a instituição financeira responsável.
Para os lojistas, a recomendação para não ter o equipamento fraudado, é redobrar a atenção às solicitações feitas para verificar maquininhas.
Antes de fazer qualquer tipo de download de arquivo de atualização, por exemplo, entrar em contato com a empresa para saber se o procedimento é confiável.